Punks
Denomina-se cultura punk os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo, o princípio de autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura. Entre os elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento, expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação. Surge dentro do contexto da contracultura, como reação à não-violência dos hippies e a certo otimismo daqueles.
O termo moda, no entanto, não é bem aceitos pela maioria dos punks e influenciados pela cultura punk, pois é entendido estritamente como modismo, aceitação social, comércio e/ou mera aparência.
O estilo punk pode ser reconhecido pela combinação de alguns elementos considerados típicos, alfinetes, patches, lenços à mostra no bolso traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas, coturnos, piercings, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano, colorido ou espetado, etc ou Spike (espetado dos lados, atrás e em cima) e em alguns casos lápis ou sombra no olho.
Em diversos países, incluindo o Brasil, a roupa é na maioria das vezes o elemento que desencadeia as brigas de rua entre gangues, membros de grupos divergentes do movimento punk e outros movimentos que repudiam o punk.
Nenhum comentário:
Postar um comentário